_BV21270
_BV21168
Incêndio_Criminoso_2015
Oyá_Bagan_2
IMG_4023
Oyá Bagan
_BV21366

Chão & Paz é a autobiografia de Adna Santos, a Yalorixá Mãe Baiana de Oyá. Lançado em maio de 2018, pelo Instituto Candango de Culturas Populares e pelo Ilê Axé Oyá Bagan, a obra reverencia a história desta importante figura pública e líder espiritual do Candomblé brasiliense. Adna Santos narra os fatos mais marcantes desde sua infância, quando partiu do Sertão da Bahia, até os dias atuais, como Mãe de Santo no Distrito Federal – componente fundamental para a preservação das religiões de matrizes africanas em nossa cidade.

Em uma história contada por três vozes – Adna Santos, Mãe Baiana e Dona Sete – reunidas em uma só, resistência, fé e ancestralidade são manifestadas com fervor e desejo de transformação. Chão&Paz será lido não somente como uma biografia, mas como um manifesto político-religioso que celebra a paz entre os povos, exalta o fim das discriminações e relata a vida de outra notável mulher negra brasileira alegre e muito poderosa.

"Dentro do terreiro a gente não fica sem chão. Dentro do terreiro, essa expressão você não ouve: "fiquei sem chão”.  Você não fica sem chão nunca, porque o terreiro é o seu chão, porque ali naquele chão você deita, chora, sorri, agradece e pede ao pé de seu Orixá. Ali você é feita, ali é confirmada, você levanta e sai com a mente diferente de como entrou. Você renasce, ganha brilho nos olhos, perspectiva de vida, orientação. Esse chão, onde você bota sua cabeça, é o chão da transformação da vida do ser humano, então é impossível ficar sem chão no barracão. É nesse chão que está a paz, a nossa paz. A paz que a gente acredita e pratica."

 

Adna Santos, Yalorixá Mãe Baiana

Tel: 061-3399-8499  I  Cel: 061-99990-8076  I  candangodeculturaspopulares@gmail.com