FESTA DAS ÁGUAS

A Rainha do Mar, celebrada anualmente em todo o país, como de costume também tem homenagem em Brasília. A Festa para Iemanjá acontece na Praça dos Orixás, ambos homologados como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal desde 2018. A programação contempla as culturas tradicionais de matriz africanas negras e brasileiras, contando com a presença de diversos terreiros locais, grupos musicais, roda de capoeira e aulão de dança afro.

Além de prestigiar Iemanjá, mãe de todos os orixás, a Festa das Águas estende as homenagens para Oxum, rainha da água doce e dona dos rios e cachoeiras. Ela representa a sabedoria e o poder feminino. 

A Festa das Águas tem a proposta de reafirmar a Praça dos Orixás enquanto patrimônio do Distrito Federal junto à Festa de Iemanjá, que é patrimônio cultural nacional. O intuito é valorizar esse espaço e ampliar sua ocupação com os terreiros locais, grupos culturais, praça de artesanato e gastronomia, reafirmando a força e a beleza das culturas de matriz africana.

Tel: 061-3399-8499  I  Cel: 061-99990-8076  I  candangodeculturaspopulares@gmail.com