SÃO BATUQUE

As culturas populares de matrizes indígenas e africanas têm sido celebradas com as devidas e necessárias honrarias, há 13 anos, pelo São Batuque, um dos mais tradicionais festivais de Brasília.

​O Festival São Batuque promove, desde 2007, o respeito, a divulgação e a manutenção histórica dos fundamentos do popular profundo e das tradições inventadas, por meio da reverência ao toque profano e à percussão sagrada.

​O festejo apresenta à comunidade local, anualmente, um recorte não somente artístico, mas também político, de uma infinidade de manifestações criadas pela mescla de muitos saberes e terreiros, constituintes da identidade do verdadeiro Brasil, o Brasil do Povo.

​Como é de costume, o São Batuque sempre homenageia seus guias e protetores. Em 2019, foram feitas as honras aos orixás guerreiros: Iansã e Ogum. 

​Com força implacável, os caminhos foram abertos e protegidos pela senhora das nuvens de chumbo e pelo dono das armas e guerras, para contemplar a celebração dos tambores de todos os santos, em um lugar povoado por resistência e afeto, a Praça Zumbi dos Palmares.

Tel: 061-3399-8499  I  Cel: 061-99990-8076  I  candangodeculturaspopulares@gmail.com